Avançar para o conteúdo principal

Ser Gorda









Ora aqui estamos na era da beleza, de ir ao insta e facebook e só ver pratos e pessoas fit!! De quem tem gordurinha a mais ficar super carente,e como tal tenho algo a dizer.

Sou gordinha, já tentei várias dietas  (sem sucesso) e sim gosto de comer. Tenho tendência para engordar e sim tenho problemas hormonais,claro que gosto muito de comer e sou uma gulosa.

Sou tão rapariga como todas as outras, gosto de moda e adoro todo o mundo feminino. Sempre vivi com o receio de ser gorda, agora estou numa fase que estou bem, aliás o meu mais que tudo está sempre a dizer estás bem, és linda!!

Olho ao espelho e vejo apenas uma rapariga!!! Quem é gorda sabe o que quero dizer, o espelho para a nossa mente é o inimigo nº1.

Já não tenho aquela paranóia de ser gorda,  de ao escolher a roupa e pensar: ai vou me vestir de preto porque fico mais magra.

Ahhh...e as gordas podem ter grande pinta na mesma, aliás toda a industria da moda agora tem tamanhos plus size. Sim é possível comprar moda para mim, e sou tão feliz por isso.

Estou farta que toda gente diga tenho de emagrecer, sou seguidora do blog cindrela de mentira, e recentemente fez um post sobre este tema, tantas verdades que colocou neste post.

Deixo aqui um pequeno excerto do post:

                                1- Seu rosto é tão bonito!
É como se o fato de você ser gorda anulasse qualquer beleza do seu corpo. Apenas o seu rosto pode ter o direito de ser bonito. Não, nem todo mundo é obrigado a achar o corpo de alguém bonito. Porém devemos pensar que este tipo de elogio singelo pode encadear uma baixa autoestima na pessoa que o recebe, por se achar inferior e sentir que apenas o seu rosto pode ser bonito.

2- Você tem que emagrecer, por saúde mesmo.

E quem disse que minha saúde não está boa? É complicado a gente falar sobre saúde sem ter os exames da pessoa na mão, certo? Não acho errado a gente se preocupar com a saúde e deixa-la sempre em dia. Errado é associar problemas de saúde apenas com pessoas gordas, taxando como saudável apenas o corpo magro. Se você pensa assim, sinto te informar que não é 100% verdade.

3- Ai, você não devia comer tanto.

Ok, eu super entendo que devemos fazer escolhas mais conscientes, saber eleger elementos em nossa alimentação que nos façam bem e comer com moderação. O que me incomoda nesse tipo de afirmação é que ela é destinada apenas aos gordos. Se chega uma pessoa magra com um BIG prato, ninguém opina na quantidade de comida, nem pensa na saúde.

4- Ai, tinha que ser gorda!

5- Ai, você tá ótima! Pena que engordou.

É engraçado como o fato de estar gordo sempre foi associado à algo negativo, e não apenas como uma característica pessoal. Difícil pensar que uma pessoa pode ser gorda por N fatores, ou magra por outros N fatores. Não dá apenas para parar a frase com apenas o “Ai, você tá ótima!”?

6- Fiz uma gordice!

Essa é uma frase que confesso que usava até pouco tempo. Me desconstrui desse pensamento após raciocinar toda a problemática que a envolve. Querendo ou não, o termo gordice remete à algo pejorativo, como se apenas os gordos saíssem da dieta e comessem besteiras. Aos poucos consegui enxergar isso e tirar esse termo do meu vocabulário.

7- Você emagreceu! Tá linda!

Como se apenas magra fosse bonita. É triste pensar que o emagrecimento sempre é associado com a beleza e a estética. Eu posso querer emagrecer um dia por não estar satisfeita com meu corpo. Tenho certeza que se isso acontecer será com acompanhamento nutricional e tudo bonitinho para não afetar minha saúde física e mental. Porém, associar esse emagrecimento com a beleza é problemático.

8- Você não é gorda, é fofinha!

Fofinha? Fofinha? Fofinha é adjetivo para usar com animais de estimação e ursinhos de pelúcia. Somos gordas!

9- Ai, ela é bonita mesmo. Pena que é gordinha!

Mais uma vez o termo gorda sendo associado à falta de beleza. É engraçado pois sempre cresci vendo a beleza como algo único, pessoal e intransferível. Muitas vezes eu achava beleza em pessoas que outras não achavam. Vice versa. Não tem nada a ver com estética, com a roupa da moda, com o cabelo bem cortado e muito menos com o tipo físico. Tem a ver com o gosto pessoal de cada um.

10- Homem gosta é de ter onde pegar.

Sim, diariamente escutamos coisas como essas. Temos que conviver com gordofobia, enrustida ou explícita, o tempo todo. Eu entendo que a desconstrução desse tipo de pensamento deve começar aos poucos, ser algo gradativo que, depois de um tempo, as pessoas entenderão melhor e começaram a colocar em prática atitudes menos preconceituosas. Por enquanto, fica aqui meu vídeo/desabafo das 10 Coisas que toda GORDA está cansada de ouvir..


Obrigado pela leitura meus queridos!!!

Estou de volta!!!!!!!

Comentários

Número total de visualizações de páginas

Follow me on Instagram